Compartilhe este texto

Moraes interrompe análise e leva ao plenário presencial decisão que proíbe revista íntima em presídios

Por Portal Do Holanda

18/10/2024 13h53 — em
Brasil


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria nesta sexta-feira (18) para declarar inconstitucional a revista íntima vexatória em visitantes de presos. O ministro Alexandre de Moraes, no entanto, solicitou que o julgamento, inicialmente no plenário virtual, seja realizado de forma presencial, permitindo maior debate sobre o tema.

A decisão, que ainda será formalizada, proíbe a exposição e inspeção de partes íntimas dos visitantes e invalida as provas obtidas por meio desse procedimento em processos penais. Além disso, os governos terão um prazo de 24 meses para implementar equipamentos como scanners corporais e detectores de metais para realizar as revistas de forma adequada.

O relator, ministro Edson Fachin, foi acompanhado por outros cinco ministros, incluindo Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, formando a maioria a favor da proibição. A decisão terá repercussão geral, ou seja, deverá ser aplicada em todas as instâncias judiciais que tratem da validade da revista íntima.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil