Moro autoriza uso da Força Nacional em combate ao novo coronavírus
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, assinou uma portaria na segunda-feira (30), que autoriza o uso da Força Nacional para dar apoio ao Ministério da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus. A medida tem validade até o dia 28 de maio e pode ser prorrogada.
A Força Nacional deve agir para auxiliar os profissionais de saúde em atendimentos de casos do novo coronavírus; garantir funcionamento de centros de saúde e na distribuição de equipamentos para médicos, de itens farmacêuticos, alimentícios e de higiene; além de garantir controle sanitário em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos.
Medidas de repressão com objetivo de garantir a realização de exames e testes do novo coronavírus e de respeitar as ações de quarentena e isolamento também estão previstas na ação da Força Nacional na portaria do ministro Sérgio Moro. Por fim, o apoio deve atuar na proteção de locais onde serão realizadas campanhas de prevenção ou de realização de testes rápidos.
Veja também
ASSUNTOS: COVID-19, força nacional, forca nacional coronavirus, ministério da justiça, novo coronavírus, sergio moro, Brasil, Coronavírus