Compartilhe este texto

Temendo coronavírus, brasileiros fazem vídeo na China pedindo que Bolsonaro os ajude a deixar país

Por Portal Do Holanda

02/02/2020 12h28 — em
Brasil



Brasileiros que moram ou trabalham na China, decidiram fazer uma espécie de carta-aberta em vídeo para pedir ao presidente Jair Bolsonaro que os tire do país que vive uma crise sem precedentes devido ao surgimento de propagação do coronavírus.

A doença já matou 300 pessoas e infectou mais de 15 mil. O grupo que mora em Wuhan, no epicentro do problema,  teme pela sua saúde e faz o apelo para que o presidente inicie o processo de repatriação, como têm outros países como EUA e Austrália.

Para isso, eles se dispuseram até a ficar no período de quarentena (14 dias) em qualquer lugar que o governo brasileiro  determinar, desde que seja fora da China.

O vídeo foi feito no dia 30 de janeiro, mas foi divulgado no Youtube nesse domingo (2), mas o Governo já adiantou que não vai se manifestar sobre ele.

O que Bolsonaro alega até aqui, é que o Brasil não possui legislação sobre quarentena e que por isso, qualquer processo judicial pode liberar os repatriados antes do fim da quarentena caso ele concorde em trazê-los para o país.

Outra questão apontada por ele é o custo do translado, que equivale a cerce de R$ 2,1 milhões para fretar um voo e teria que ter permissão do Congresso para sair dos cofres públicos.

Somado a isso, ainda teria questão diplomática, já que ninguém pode deixar a China, embora o país esteja liberando os cidadão estrangeiros que estão sendo requisitados pelos países de origem através de programa de repatriação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: brasileiros Bolsonaro coronavírus, brasileiros gravam vídeo, brasileiros na China, brasileiros repatriação, Brasil

+ Brasil