'Nepo babies' da política tomam posse em Maceió, Palmas, Recife e Campos
Na manhã desta quarta-feira (1º), quatro prefeitos, filhos de políticos influentes, tomaram posse nas cidades de Maceió (AL), Palmas (TO), Recife (PE) e Campos dos Goytacazes (RJ). Conhecidos como "nepo babies" (termo que mistura nepotismo e baby), eles são herdeiros de famílias com forte tradição política. João Campos (PSB), filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, foi reeleito em Recife com 78,12% dos votos. JHC (PL), filho do ex-deputado João Caldas, conquistou sua reeleição em Maceió com 83,25% dos votos válidos.
Além desses, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, assumiu a prefeitura de Palmas após vencer o segundo turno com 53,03% dos votos, e Wladimir Garotinho (PP), filho dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, foi eleito prefeito de Campos com 69,11% dos votos. Todos eles representam a continuidade de poder nas famílias, que há anos dominam a política local e estadual.
O fenômeno dos "nepo babies" tem gerado debates sobre o nepotismo nas esferas públicas, especialmente no Brasil, onde o termo é utilizado para se referir a filhos, netos ou afilhados de figuras proeminentes que ocupam posições de destaque, como políticos e celebridades.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil