Operação busca desmantelar ‘balcão de propinas’ no governo de Marcelo Crivella no Rio
Desde o início da manhã desta terça-feira (10) a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre mandados de busca e apreensão em investigação que apura a criação de um balcão de negócios para pagamentos de propinas na prefeitura do Rio, no governo de Marcelo Crivella. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público do Rio (MP-RJ).
Por Crivella ser um dos alvos da investigação, a desembargadora Rosa Maria Helena Guita foi quem autorizou os mandados de busca e apreensão. São 17 alvos da operação. As diligências estão sendo cumpridas na Capital Fluminense, nos bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Copacabana, e em Angra dos Reis. Entre os alvos dos mandados está a sede da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), na Cidade das Artes. Também constam como alvos endereços ligados ao presidente da Riotur, Marcelo Alves e seu irmão Rafael Alves.
A investigação é baseada em delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, preso em outra operação, a ‘Câmbio, Desligo’, em 2019. Em depoimento, o doleiro expôs o “QG da Propina” dentro da Riotur. O presidente da Riotur é supostamente um dos articuladores do esquema, braço direito de Crivella na operação de pagamentos de propina.
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: mandados riotur, marcelo crivella, MP-RJ, pc-rj, prefeitura do rio, presidente riotur, propina, rio de janeiro, riotur, Brasil