Paciente que recebeu coração infectado por HIV precisa de novo rim
Um dos pacientes infectados por HIV após transplante de coração no Rio de Janeiro, um homem de 63 anos, concedeu entrevista à BandNews FM, nesta quarta-feira (23) sobre complicações de saúde e a falta de apoio do governo estadual.
Natural da Bahia, o idoso relatou que, além de viver com o HIV, agora precisa de um novo transplante de rim, decorrente dos medicamentos utilizados para combater a infecção.
O transplante de coração ocorreu em janeiro deste ano, no Rio de Janeiro. Pouco tempo após a cirurgia, o paciente começou a apresentar sintomas como perda de apetite e náuseas, que foram inicialmente atribuídos a uma possível rejeição do órgão. No entanto, em agosto, exames revelaram a presença do vírus HIV no organismo do paciente.
Com o início do tratamento contra o HIV, o paciente passou a apresentar piora nas funções renais, necessitando agora de um novo transplante. Ele afirma ter recebido apenas duas ligações das autoridades de saúde após a descoberta da infecção e que não tem recebido o apoio necessário para lidar com a nova situação.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil