Pães e alimentos integrais passam a ter novos rótulos; saiba o que muda
O rótulo de pães, biscoitos e alimentos integrais devem passar a ter novas embalagens. Isso porque a conforme a nova resolução da da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que entrou em vigor em abril, determinou que os alimentos integrais devem conter no mínimo 30% de ingredientes integrais e isso deve ficar especificado nos rótulos.
Farinhas integrais e produtos feitos exclusivamente por cereais, como o arroz integral, por exemplo, não estão inclusos nessa resolução.
Confira as novas regras
- A adequação de cada produto tem um prazo diferente, conforme a Anvisa. No caso das massas como o macarrão ou espaguete, produzidas a partir de farinha, o prazo termina somente em 2024.
- A mudança também será para alimentos que têm cereais, como trigo e milho ou alimentos que têm sementes parecidas com os grãos dos cereais, como a quinoa e o trigo sarraceno.
- Os produtos só poderão ser classificados como integrais se tiverem, no mínimo, 30% de ingredientes integrais. Fora, que dependendo da mistura, a maioria dos ingredientes integrais precisa ser maior que a de refinados.
- A embalagem que tiver a palavra “integral” estampada, precisa informar a porcentagem de ingredientes integrais presentes no alimento.
- Já em produtos líquidos, a palavra "integral" deve ser substituída pela expressão "com cereais integrais”.
- O descumprimento da resolução constitui infração sanitária e pode gerar multa, interdição de produtos e até cancelamento de alvará.
ASSUNTOS: Brasil