Petrobras elege conselho com poucas alterações nesta quarta-feira

ouça este conteúdo
|
readme
|
Nesta quarta-feira (16), a Petrobras elege seu novo conselho de administração, com poucas mudanças em relação à composição de 2024. A eleição foi antecipada após a renúncia do advogado Marcelo Gasparino, representante dos minoritários. O conselho tem 11 cadeiras, sendo que oito estarão em votação. Grandes investidores continuam a disputar vagas tradicionalmente ocupadas pela União, utilizando estratégias como o voto múltiplo, que permite a eleição separada dos candidatos.
O governo indicou oito nomes para a disputa, incluindo cinco membros do atual conselho. Entre eles, Magda Chambriard, presidente da estatal, e secretários de órgãos federais. Além disso, espera eleger o engenheiro José Fernando Coura para substituir Vitor Saback. Por outro lado, acionistas minoritários indicaram três candidatos: Juca Abdalla, já membro do conselho, Aloisio Macário Ferreira de Souza e Thales Kroth de Souza, que buscam garantir maior representação.

Maria do Carmo e a ilusão de uma candidatura majoritária pelo PL
Duas cadeiras dos minoritários, ocupadas por Francisco Petros e Jerônimo Antunes, e a vaga da representante dos trabalhadores, Rosângela Buzanelli, não estarão em disputa, pois possuem mandatos válidos até 2026.

ASSUNTOS: Brasil