Petrobras reduzirá preço médio da gasolina nas refinarias em 3% a partir desta sexta
RIO - A Petrobras informou que reduzirá o preço médio da gasolina vendida em suas refinarias em 3%, para R$ 1,5087 por litro, a partir de sexta-feira, segundo informação do site da estatal.
A redução ocorre após o preço médio da gasolina da petroleira ter caído cerca de 4% nesta quinta-feira.
A política de preços da Petrobras para a gasolina segue indicadores internacionais, como o dólar e o barril do petróleo. Quando necessário, a empresa também adota um mecanismo de hedge para evitar os impactos de volatilidade externa aos consumidores no país.
O dólar recuou 0,70% frente ao real nesta quinta-feira. Além disso, os preços do petróleo caíram cerca de 4%, acompanhando os índices de Wall Street, que também tiveram movimento negativo. O mercado de petróleo focou em sinais de desaceleração da economia global e produção recorde.
O repasse dos ajustes da gasolina da Petrobras às bombas, no entanto, depende de diversas variáveis, como margens de distribuição e revenda, mistura obrigatória de etanol anidro, dentre outras.
Queda na produção
A estatal informou ainda que a produção de petróleo no país em novembro atingiu a média de 2,01 milhões de barris por dia, representando uma queda de 1% em comparação aos 2,04 milhões de barris diários extraídos no mês anterior, e uma queda de 5,6% em comparação a igual mês do ano passado. No acumulado do ano, a produção média foi de 2 milhões de barris por dia. A meta da Petrobras é atingir a média de 2,1 milhões de barris diários em 2018.
De acordo com a estatal, a redução da produção em novembro em comparação ao mês anterior deveu-se , principalmente, à realização de paradas para manutenção no FPSO Cidade de Ilhabela, localizado no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, e nas plataformas P-18 e P-37, localizadas no campo de Marlim, na Bacia de Campos.
A companhia destacou, contudo, que também em novembro entrou em operação da plataforma P-75, segunda unidade instalada no campo de Buzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
Já a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras em novembro atingiu 2,62 milhões de barris de óleo equivalente por dia, dos quais 2,52 milhões de barris por dia no Brasil e 100 mil de barris diários no exterior. Esse volume representou uma queda de cerca de 2% em comparação aos 2,66 milhões de barris diários do mês anterior. No acumulado do ano, a produção média total é de 2,6 milhões de barris por dia, enquanto a meta para 2018 é de 2,7 milhões de barris diários.
ASSUNTOS: GASOLINA, preço, refinarias, Brasil