PF descobre nova fraude no Enem; irmão mandou o outro fazer a prova em seu lugar
A Polícia Federal divulgou, nesta terça-feira (21), um novo caso de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Marabá, no Pará. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no nome de um homem suspeito de ter enviado o irmão para fazer a prova no seu lugar em 2022.
Os agentes da PF foram até a casa do investigado, que ao avistar a equipe, jogou o celular pela janela do banheiro. O aparelho foi apreendido e será analisado para esclarecer o caso e verificar se há outras fraudes semelhantes.
Por conta do esquema criminoso, o suspeito ingressou ilegitimamente no curso de Engenharia na UNIFESSPA. O irmão dele, que é um dos alvos investigados desde a fase 1 da Operação Passe Livre, por ter sido aprovado no ENEM 2022 e conseguido ingresso irregular no curso de medicina da UEPA tendo essa prova feita por outra pessoa.
A descoberta ocorreu a partir da análise de documentos e eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação.
Se confirmada a hipótese criminosa, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena, entre outros.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil