Compartilhe este texto

PF prende homem por falsificar diplomas de Mestrado e Doutorado

Por Portal Do Holanda

28/06/2024 15h39 — em
Brasil


Foto: Divulgação/PF

Porto Alegre (RS) - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Engodo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por falsificar diplomas de mestrado e doutorado em nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e na prisão de um homem. Ele praticou os crimes em sua própria clínica, localizada no bairro Farroupilha.

A investigação contou com o apoio dos Conselhos de Biomedicina e de Odontologia e revelou que, além da falsificação de diplomas, o grupo prometia a revalidação de diplomas obtidos em países como Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos. Os criminosos também cooptavam servidores públicos interessados em obter o adicional de qualificação, cobrando aproximadamente R$ 7 mil para falsificar os diplomas que eram apresentados a entes públicos municipais, estaduais e federais.

A Polícia Federal estima que cerca de dois mil diplomas falsos já foram gerados pelo grupo criminoso, incluindo documentos de mestrado, doutorado, pós-graduação, especializações e outros cursos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil