PF prende presidente da Câmara de Boa Vista e subcomandante da PM por suposto envolvimento com tráfico eleitoral
O vereador e presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa, do partido Republicanos, e o subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Francisco das Chagas Lisboa, foram presos nesta quarta-feira (18) pela Polícia Federal. A operação, chamada "Martellus", investiga o apoio financeiro do tráfico de drogas na compra de votos para as eleições municipais de 2024.
Segundo o G1, as investigações indicam que Genilson estava comprando votos de eleitores para se reeleger, utilizando recursos oriundos do tráfico de drogas. O coronel, por sua vez, tinha a função de repassar ao vereador informações sobre as denúncias de compra de votos. Estima-se que ao menos R$ 1 milhão tenham sido empregados nesse esquema.
Ainda segundo a reportagem, o vereador teria um grupo em aplicativo de mensagem onde os envolvidos faziam as prestação de contas sobre o esquema.
Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral, transporte ilegal de eleitores, violação do sigilo do voto, violação de sigilo funcional, prevaricação e lavagem de dinheiro.
Além das prisões, a PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil