PMs são filmados entoando coro que exalta Massacre do Carandiru: 'Lá só tinha lixo'
A polícia vai investigar um grupo de ao menos 20 PMs que aparecem em um vídeo cantando um coro que comemora o episódio macabro conhecido como Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, na Casa de Detenção na Zona Norte, em São Paulo.
Os policiais filmados são da equipe do Policiamento de Choque e o vídeo foi feito dentro das dependências do prédio da Rota. Na gravação os agentes cantam e dançam o seguinte coro:
"Cavalaria Brasil
Esquerda, ô
Esquerda, direita, Choque!
Hoje eu te apresento o 1º Batalhão
Aquele que acalmou a Casa de Detenção [Carandiru]
1992, logo pela manhã, o clima já era tenso
A caveira já estava sorrindo para o detento
Lá só tinha lixo, a escória, na moral
Foi dado ‘pista quente’ para derrubar geral
Bomba, facada, tiro e granada
Corpos mutilados e cabeças arrancadas
O cenário é de guerra, tipo Vietnã
A minha continência, Coronel Ubiratan
Vibra, ladrão, sua hora vai chegar
Escola de Choque tá saindo pra caçar".
O vídeo viralizou nas redes sociais e em pouco tempo, chegou ao conhecimento da imprensa e da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). O órgão informou que os policiais serão alvos de uma investigação e que o ato dos mesmos não representa os valores da polícia do estado.
O Massacre do Carandiru é um dos capítulos mais brutais da história do país. Neste dia, 111 detentos foram mortos a facadas e tiros durante uma rebelião na Casa de Detenção na Zona Norte.
Mais de 70 policiais foram denunciados e condenados por assassinarem 77 destes detentos, que já teriam se rendido assim que as equipes entraram no Pavilhão 9 para conter a rebelião. Alguns destes agentes receberam penas de até 624 anos, mas mesmo condenados, nunca foram presos e respondem em liberdade pelo massacre.
ASSUNTOS: Brasil