Presidente do Senado diz que apoia reeleição de Lula em 2026
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), declarou nesta quarta-feira (30), seu apoio à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, apontando que, se a economia seguir em alta, o presidente poderá se tornar favorito e atrair apoios "impensáveis", como dos partidos União Brasil, Republicanos e até Progressistas.
"Se a decisão fosse hoje, eu apoiaria a reeleição de Lula", disse Pacheco ao UOL. "Pode haver uma compreensão de que há um favoritismo pleno do presidente Lula e então a política pode ser atraída a uma candidatura mais óbvia". Ele comentou ainda que, após as eleições municipais, os partidos de centro-direita, como o PSD, estão fortalecidos e acredita que o eleitor em 2026 estará menos suscetível à "lacração nas redes sociais."
Pacheco, que deixa a presidência do Senado em fevereiro de 2025, disse que pretende continuar no Congresso, mas sinalizou o desejo de retornar à advocacia ou, eventualmente, considerar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Estas declarações foram dadas durante o Lide Brazil Conference em Londres.
ASSUNTOS: Brasil