Compartilhe este texto

Presidente Lula se manifesta pela 1ª vez sobre PL antiaborto: "É insanidade"

Por Portal Do Holanda

15/06/2024 9h19 — em
Brasil


Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (15) que considera uma "insanidade" punir uma mulher vítima do estupro, e que comete o aborto, com uma pena maior do que a do estuprador.

"Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é a realidade, a gente precisa tratar o aborto como questão de saúde pública. Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior do que o criminoso que fez o estupro. É no mínimo uma insanidade isso", disse Lula.  

A declaração foi feita em uma entrevista concedida à imprensa. Essa foi a primeira manifestação do presidente a respeito do Projeto de Lei. Vale lembrar que na quinta-feira (13), Lula se recusou a falar sobre o mérito da proposta, durante reunião do G7, na Itália. Quanto a isso, ele disse que por estar na Europa não chegou a acompanhar os debates no Congresso, mas que pretende receber mais informações. 

"Tenho certeza de que o que tem na lei já garante que a gente aja de forma civilizada para tratar com rigor o estuprador e para tratar com respeito a vítima. É isso que precisa ser feito", afirmou Lula.  

Caso o PL proposto pela Câmara dos Deputados seja aprovado, o aborto seria equiparado ao homicídio simples, do artigo 121 do Código Penal. A pena, nesse caso, varia entre 6 e 20 anos de prisão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil