Primeiro dia do julgamento de Bolsonaro e aliados encerra e será retomado nesta quarta-feira

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta terça-feira (25) o primeiro dia do julgamento que definirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete denunciados por envolvimento na trama golpista se tornarão réus. A sessão, que contou com a presença surpresa de Bolsonaro, foi marcada pela análise de questões preliminares e pela manifestação das defesas e da acusação.
O julgamento será retomado na manhã desta quarta-feira (26), às 9h30, quando os ministros passarão a analisar o mérito da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A expectativa é que os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin apresentem seus votos para decidir se os acusados responderão a uma ação penal por crimes como organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Na sessão desta terça, as defesas dos acusados, incluindo a de Bolsonaro, rebateram as acusações do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que reforçou a denúncia de tentativa de golpe. Além disso, a Primeira Turma rejeitou diversos pedidos preliminares das defesas, como a anulação da delação premiada de Mauro Cid e alegações de impedimento de ministros.
A denúncia em análise envolve, além de Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto, o general Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. A decisão sobre a abertura da ação penal é aguardada com grande expectativa, dada a gravidade das acusações.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil