Compartilhe este texto

Sete cidades do Brasil elegeram prefeitos indígenas no 1º turno das eleições

Por Portal Do Holanda

08/10/2024 9h11 — em
Brasil


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No primeiro turno das eleições municipais, realizado no domingo (6), sete candidatos de etnias indígenas foram eleitos prefeitos em diferentes regiões do Brasil.

Na Região Norte, foram eleitos Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Dr. Raposo (PP), da etnia makuxí, em Normandia (RR); e Tuaua Benísio (Rede), também makuxí, em Uiramutã (RR). 

Em Minas Gerais, Jair Xakriabá (Republicanos) venceu em São João das Missões, e Anastácio Guedes (PT) em Manga. Na Paraíba, Ninha (PSD), da etnia potiguar, foi eleita prefeita de Marcação, sendo a única mulher indígena a conquistar o cargo. Em Pernambuco, Cacique Marcos (Republicanos), da etnia xucuru, venceu em Pesqueira.

Além disso, 214 indígenas foram eleitos vereadores, sendo 180 homens e 34 mulheres, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil