Compartilhe este texto

STF forma maioria para obrigar Governo Federal a garantir direitos de pessoas trans no SUS

Por Portal Do Holanda

27/06/2024 10h46 — em
Brasil


Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Com 6 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (27), para obrigar o governo federal a garantir os direitos das pessoas transexuais no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os votos já registrados foram os dos ministros Gilmar Mendes, relator do caso, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli e Edson Fachin. Lewandowski e Rosa não estão mais no STF, mas votaram porque a ação foi apresentada pelo PT em 2021, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

Ao apresentar o voto, Gilmar disse que o governo tem obrigação de adequar sistemas do SUS para atender minorias. "Fica claro que cabe ao órgão competente tomar as medidas necessárias para adequação de seus sistemas, de modo a permitir o acesso das políticas públicas existentes sem a imposição de barreiras burocráticas". 

A ação está sendo analisada em plenário virtual do STF. Nessa modalidade, os ministros depositam seus votos no site da Corte. O julgamento começou na semana passada e vai até às 23h59 desta sexta-feira (28). 

Faltam os votos de Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Cristiano Zanin e Flávio Dino não votam porque substituíram Lewandowski e Rosa Weber, que já votaram antes de deixaram seus cargos.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil