Compartilhe este texto

STJ autoriza aborto legal de menina de 13 anos estuprada em Goiás

Por Portal Do Holanda

25/07/2024 14h35 — em
Brasil


Foto: Ilustrativa / Pixabay

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu autorizar a interrupção da gravidez de uma menina de 13 anos, vítima de estupro, que havia sido impedida de abortar. A decisão visa encerrar o "constrangimento ilegal" que a adolescente estava submetida. 

Em junho, a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), havia proibido o aborto, acolhendo o pedido do pai da menina, que argumentava não haver risco à gestação e questionava a pressão do Conselho Tutelar. Na época, a menina estava com 25 semanas de gravidez.

A decisão do STJ agora permite que a adolescente escolha entre aborto humanitário ou antecipação do parto, sempre com o acompanhamento médico necessário. A ministra destacou a vulnerabilidade extrema da vítima, tanto pela violência sexual quanto pela pressão familiar e institucional.

O caso, que começou com a denúncia ao Conselho Tutelar após a menina relatar a gravidez, cuja gestação resultou de um relacionamento com um homem de 24 anos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil