Substância tóxica é encontrada no sangue de sobreviventes que comeram bolo
Foi encontrada a presença de arsênio no sangue de uma das vítimas e de dois sobreviventes que comeram um bolo durante uma confraternização familiar. Três pessoas morreram após ingerirem o doce em Torres, no litoral Norte do RS.
A substância é extremamente tóxica e pode levar à morte. A mulher que preparou o bolo também foi hospitalizada e constatou-se que ela foi a única a comer duas fatias.
As vítimas internadas e as que vieram a óbito são da mesma família. A polícia investiga se o caso trata-se de envenenamento ou intoxicação alimentar.
Sobre o arsênio
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o arsênio é uma das dez substâncias de maior preocupação para a saúde pública. Sua principal via de exposição se dá pela ingestão de alimentos e bebidas contaminadas.
A exposição aguda ao arsênio causa dor abdominal, vômitos, diarreia, vermelhidão na pele, dor muscular e fraqueza. Já a exposição crônica, conhecida como arseniose, arsenismo ou arsenicismo, motivada pelo consumo frequente e gradual de fontes contaminadas com arsênio, causa lesões dérmicas, neuropatia periférica, câncer de pele, bexiga e pulmão, além de doença vascular periférica. (Fonte: Brasil Escola)
Veja também
ASSUNTOS: Brasil