Super imunidade dos morcegos pode ajudar na cura do Covid-19, aponta pesquisa
Os morcegos apresentaram uma imunidade que são capazes de contrair o coronavírus sem ficarem doentes, aponta Emma Teeling, professora da University College Dublin, na Irlanda. De acordo com o site UOL, a professora afirma que as sequências genéticas "refinadas" que desvendaram apontam que os morcegos têm "sistemas imunológicos únicos".
Para a professora neste momento já existem as ferramentas para saber que caminho seguir. "É imperativo que desenvolvamos os medicamentos para fazê-lo", disse.
Ainda de acordo com a publicação, uma análise genética encontrou zonas do genoma que evoluíram de maneira desigual nos morcegos, o que pode explicar o poder de resistência contra o coronavírus. A pesquisa tenta sequenciar o código genético de seis espécies diferentes destes mamíferos, para tentar encontrar uma cura para o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19 e evitar futuras pandemias.
Regra geral, não é o vírus em si que causa a morte dos indivíduos, mas sim a própria reação inflamatória aguda do sistema imunológico do corpo. O que acontece é que os morcegos controlam esse processo. Por outras palavras, podem estar infectados, apesar de não terem qualquer sinal do vírus.
ASSUNTOS: cura coronavírus, cura covid-19, morcego, morcego coronavírus imunidade coronavírus, Brasil