Compartilhe este texto

Universidade desenvolve método de IA para detecção de notícias falsas

Por Portal Do Holanda

08/07/2024 10h48 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Freepik

Um estudo realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) resultou na criação de uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) capaz de identificar notícias falsas em redes sociais, com uma precisão de 94%. 

Desenvolvido por Nicollas Rodrigues, durante sua dissertação de mestrado em engenharia de telecomunicações, o método foi conduzido em colaboração com seu orientador, Diogo Mattos, do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF.

A pesquisa analisou mais de 30 mil mensagens na rede social X (antigo Twitter), utilizando duas metodologias principais. A primeira envolveu o treinamento de um algoritmo para reconhecer padrões em notícias verdadeiras, identificando aquelas que não se encaixavam como potenciais notícias falsas. A segunda abordagem utilizou uma metodologia estatística para analisar a frequência de palavras e combinações de palavras em conteúdos falsos.

Segundo Rodrigues, ambos os métodos tiveram sucesso, sugerindo sua utilização complementar. A ferramenta desenvolvida pode se transformar em um plugin para redes sociais, alertando os usuários sobre possíveis notícias falsas com base em critérios como erros de português. Além disso, é possível aplicá-la diretamente na web, permitindo aos usuários verificar a veracidade de um texto inserido. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil