Variante brasileira pode ter potencial de reinfectar quem já teve Covid-19
A variante brasileira chamada de P.1 tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid, é o que afirmam os especialistas segundo o site de notícias Globo. Mas a análise ainda exige cautela e é aguardado estudos conclusivos.
Ainda segundo a publicação, uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1.
Além de Manaus, São Paulo confirmou recentemente mais três casos dessa nova variante. Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul estudam casos suspeitos.
O último boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta semana, informou que a variante brasileira já está em oito países.
91% dos casos no Amazonas
Um estudo da Fiocruz Amazônia, desenvolvido com a colaboração da FVS-AM, comprovou que a nova variante do coronavírus identificada no Amazonas, a P.1, é altamente contagiosa e foi responsável por 91% dos casos no estado, o qual foram analisados através de sequenciamento genético, até o dia 13 de janeiro.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil