Vice-prefeito é preso em operação da PF contra desvio de emendas parlamentares
A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (23), a segunda fase da Operação Overclean, que resultou na prisão do vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), e outras três pessoas, todas suspeitas de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares. As investigações apontam que recursos públicos foram direcionados para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais por meio de contratos superfaturados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Além das prisões, a operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e até em Brasília, no Distrito Federal. Foram bloqueados bens dos suspeitos, com o objetivo de ressarcir eventuais prejuízos aos cofres públicos. Os crimes investigados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, além de lavagem de dinheiro, totalizando aproximadamente R$ 1,4 bilhão desviados.
Os presos são:
Vidigal Cafezeiro: vice-prefeito de Lauro de Freitas e responsável pelo Fundo Municipal de Saúde. Ele teria recebido pagamentos mensais e benefícios pessoais do grupo criminoso.
Lucas Moreira Martins Dias: secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, acusado de facilitar contratos fraudulentos.
Carlos André de Brito Coelho: ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, envolvido na coordenação de contratos e repasses financeiros fraudulentos.
Rogério Magno Almeida Medeiros: policial federal, que vazava informações confidenciais ao grupo em troca de pagamentos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil