Compartilhe este texto

Vídeo: Paciente morre após tortura em clínica; laudo aponta lesões frequentes

Por Portal Do Holanda

12/07/2024 16h11 — em
Brasil



 

A Polícia Civil está investigando a morte de Jarmo Celestino De Santana, de 55 anos, um paciente de uma clínica de reabilitação em Cotia (SP). A investigação ganhou destaque após a divulgação de um vídeo onde ele aparece amarrado a uma cadeira. O laudo necroscópico, ao qual a CNN teve acesso, revelou lesões em várias partes do corpo da vítima, com diferentes datas de ocorrência.

O exame não determinou a causa da morte, mas os agentes interpretam as lesões como indícios de que Jarmo foi agredido em múltiplas ocasiões. A delegada Marcia Ianotti, do 1º Distrito Policial, afirmou que os resultados reforçam a suspeita de tortura contínua. Hematomas de diferentes cores indicam lesões em momentos distintos, com ferimentos no maxilar, crânio, braço, peito, abdome, pernas e costas, além de hematomas internos no cérebro e fígado.

A polícia aguarda o exame toxicológico para esclarecer a causa da morte e está focada em identificar os envolvidos nas agressões. Quatro homens que aparecem no vídeo já foram ouvidos, assim como os donos da clínica, Cleber Fabiano Da Silva e Terezinha de Cassia de Souza Lopes da Conceição. Matheus De Camargo Pinto, de 24 anos, que gravou o vídeo, está preso preventivamente.

Entenda o caso

Jarmo morreu na segunda-feira (8) após ser filmado amarrado a uma cadeira por funcionários da Comunidade Terapêutica Efatá. No vídeo, Matheus De Camargo Pinto, monitor da clínica, mostra Jarmo com os braços presos e sem camisa, enquanto outros homens riem. As imagens foram feitas na sexta-feira (5). Na segunda-feira, a Guarda Civil Municipal foi acionada e levou Matheus e Cleber à delegacia.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil