Zambelli rebate Bolsonaro após ser culpada por derrota em 2022

ouça este conteúdo
|
readme
|
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) reagiu às declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que a responsabilizou pela derrota nas eleições de 2022. Bolsonaro afirmou que o episódio em que a parlamentar perseguiu um apoiador de Lula armado nas ruas de São Paulo influenciou o resultado do pleito. "Não acho justo. Sempre o defendi, estou com depressão, sendo julgada, e no pior momento ele falar dessa forma é trazer muito peso para as minhas costas", disse Zambelli ao blog.
Durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Bolsonaro declarou que a atitude da deputada fez com que ele perdesse votos, ao associar sua campanha à defesa do armamento. "Aquela imagem da Carla Zambelli perseguindo o cara lá... Teve gente que pensou: 'O Bolsonaro defende o armamento'. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto", afirmou o ex-presidente.
Ré no Supremo Tribunal Federal (STF) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, Zambelli também comentou o impacto do caso sobre sua vida política e pessoal. "Imagina o que é ser culpada pela eleição de um país por ter me defendido de quatro homens que me xingaram e cuspiram? Eu tinha porte federal e houve um tiro que achei que tinha pego no policial", afirmou a deputada.
O STF já formou maioria para condená-la a cinco anos e três meses de prisão, além da cassação de seu mandato. A decisão, no entanto, só será oficializada se a maioria no julgamento for mantida até a conclusão do processo, sem novos recursos apresentados pela defesa da parlamentar.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil