Compartilhe este texto

Imenso buraco negro é descoberto próximo ao centro da Via Láctea

Por Portal Do Holanda

06/09/2017 0h56 — em


Foto: Reprodução

Astrônomos encontraram evidências da existência de um imenso buraco negro, com cem mil vezes mais massa que o Sol, escondido numa nuvem de gases perto do centro da Via Láctea. Se a descoberta for confirmada, será o segundo maior da nossa galáxia, atrás de Sagitário A*.

Os astrônomos da Universidade Keio, em Tóquio, usaram o potente radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (Alma), instalado no deserto chileno. Observaram que uma nuvem de gases interestelar se movia de maneira totalmente diferente a qualquer outra conhecida, com diferentes velocidades.

Os resultados indicam que as moléculas da nuvem elíptica, a apenas 200 anos-luz do centro da Via Láctea e com diâmetro de 150 trilhões de quilômetros, estão sendo influenciadas por poderosas forças gravitacionais. A causa mais provável, segundo os modelos em computador, seria a presença de um imenso buraco negro, com 1,4 trilhão de quilômetros. A essa evidência se juntaram outras observações, que captaram ondas de rádio indicando a existência de um buraco negro no centro da nuvem de gases.

Por não emitirem luz, os buracos negros são difíceis de serem detectados. Por isso, astrônomos buscam por sinais de sua influência em objetos próximos, como nuvens de gases. Até então, só foram descobertos buracos negros supermaciços, como Sagitário A*, localizados nos centros das galáxias e massa milhões de vezes maior que o Sol; e buracos negros pequenos, resultantes da explosão de uma estrela. A estimativa é que 100 milhões deles existam na Via Láctea, sendo que aproximadamente 60 já foram descobertos.

No estudo, Oka sugere que este buraco negro de massa intermediária possa ser vestígio do centro de uma antiga galáxia anã, que foi canibalizada durante a formação da Via Láctea, há bilhões de anos. E os dados indicam que o destino do buraco negro já está traçado. Ele será puxado para o centro da galáxia e engolido por Sagitário A*. Com informações do site O Globo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: buraco negro, Nasa, via lactea

+