Cadeia Pública será desocupada até o dia 15 de maio
Manaus/AM - A Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa deve ser desocupada até próximo dia 15 de maio, seguindo a determinação da Justiça para que a unidade prisional seja desativada. A informação foi repassada durante uma audiência realizada nesta quinta-feira(4) entre a Secretaria de Administração Penitenciária, Tribunal de Justiça do Amazonas e o Ministério Público.
Segundo o secretário da Seap, ten. cel. PM Cleitman Rabelo Coelho, os 168 presos que estão na “Vidal” serão transferidos para um dos pavilhões do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 2), as obras foram antecipadas para que a unidade pudesse receber os detentos. O CDPM 2 funcionará no complexo prisional da BR 174 (Manaus-Boa Vista) e já ficou definida uma visita ao pavilhão na próxima quinta-feira(11) para vistoria da unidade.
A Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa estava desativada desde outubro de 2016, mas acabou sendo novamente utilizada pela Seap no início deste ano, após rebeliões e mortes de internos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). As autoridades de segurança pública e de administração penitenciária alegaram, na época, que se tratava da única alternativa no momento para evitar novas mortes de presos.
O desembargador Sabino Marques, que preside o Grupo de Monitoramento Carcerário do TJAM, considerou importante as medidas adotadas pelo Estado, incluindo a desativação da cadeia pública. “Esperamos que não ocorra nenhum fator que possa prejudicar o que foi programado”, observou o magistrado, que, na reunião de fevereiro, havia proposto o prazo de 15 de maio para o cumprimento da desocupação da cadeia e transferência dos presos.
ASSUNTOS: cadeia publica, Manaus, rebeliões, Amazonas