Consumo de alimento rico em Cálcio reduz riscos de osteoporose
O consumo de iogurte, especialmente aquele sem produto químico ou conservantes, faz bem para a saúde, pois está ligado à prevenção de uma série de problemas, como obesidade, constipação, inflamações, gastrite e até câncer.
Mas o grande benefício desse alimento, além das bactérias benéficas, é a elevada taxa de Cálcio, mineral essencial para a saúde óssea.
Por isso, consumir iogurtes é vital para garantir ossos fortes e saudáveis, conforme indicam vários trabalhos científicos, como um estudo recente feito pela Trinity College Dublin, na Irlanda.
Essa pesquisa, realizado em parceria com outras instituições do país, reuniu mais de 5 mil homens e mulheres acima de 60 anos de idade que passaram a consumir este alimento.
Os resultados mostraram que, entre as mulheres que mais incluíam o produto no dia a dia, a densidade dos ossos do quadril e de uma região do fêmur chamada “pescoço” era até 3,9% maior em relação a quem não costumava consumir o alimento.
A ingestão frequente do lácteo pelas mulheres chegou a reduzir em 39% o risco de osteoporose e em 31% a probabilidade de osteopenia, o início da osteoporose. Nos homens, os números são ainda mais significativos – o iogurte baixou em 52% a propensão ao quadro de enfraquecimento dos ossos.
O ideal é consumir dois potinhos do produto diariamente.
Veja também
ASSUNTOS: Cálcio, osteoporose, Plantas medicinais, Cura pela Natureza