Planta com efeito similar à morfina tem indicações para distúrbios gástricos
![Foto: Reprodução](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-761599-imagem-foto-amazonas.jpg)
Indicada para tratar distúrbios gástricos como cólicas, flatulência, disenteria, falta de apetite e vermes intestinais, a planta medicinal Calumba tem outra utilização importante, que vem a partir do efeito narcótico que ela tem.
Ela atua com efeito similar ao da morfina, aumentando o relaxamento muscular nos músculos lisos do trato intestinal. Por isso, deve ser consumida com cuidado.
Pode ser utilizada para combater anemia, fraqueza geral, falta de apetite, anorexia, hipertensão arterial, impotência sexual e debilidade muscular em crianças.
Nas raízes da planta, cujo sabor é bastante amargo, estão as principais propriedades medicinais dela, que são de antisséptica, antianêmica, antidisentérica, antiemética, aperiente, carminativa, digestiva, estomáquica, hipotensora, tônica e vermífuga.
Usa-se em extrato alcoólico usando-se de cinco a 30 gotas, três a cinco vezes ao dia, em pó usa-se uma a duas gramas três a quatro vezes ao dia ou a maceração de 15 gramas de raiz em 300 ml de água, por 30 minutos, devendo-se tomar 1/2 a 1 xícaras de cafezinho (das pequenas), antes das refeições.
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Calumba, distúrbios gástricos, Plantas medicinais, Cura pela Natureza