Zona Franca vai ter produção sustentável de pneus e câmaras
A Câmara dos Deputados transformou em lei a emenda que reduz a zero as alíquotas das contribuições para PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre as receitas de venda de pneus e câmeras de ar de bicicletas. De autoria do deputado federal Pauderney Avelino (Democratas-AM), a lei beneficiará somente empresas estabelecidas na Zona Franca de Manaus que utilizarem no processo produtivo, borracha natural produzida por extrativismo não madeireiro e sustentável na região Norte.
"Estamos consolidando novamente esta atividade que estava adormecida, desde os tempos áureos da borracha. Garantimos renda para milhares de famílias que serão beneficiadas em mais de 12 municípios do Amazonas, através da parceria firmada com Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas", afirmou o deputado.
Manaus conta com apenas uma fábrica que funciona neste sistema, a Neotec, que já consome látex de seringueira de 2.600 famílias, graças a uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e o Conselho Nacional dos Seringueiros, que criou cooperativas de extratores de borracha natural e sua colheita tem a destinação confirmada para o processamento e utilização pela Neotec.
Para o diretor-presidente da Neotec, Auro Levorin, o incentivo conquistado vai impulsionar ainda mais a produção, que teve aumento em 55% em 2013, mas sofria com a competição desleal com os produtos chineses. "Hoje mais de 2.600 famílias já são beneficiadas através deste sistema de produção e a nossa expectativa é ampliar a cadeia produtiva para que mais famílias possam se beneficiar do extrativismo natural na Amazônia, de forma sustentável e economicamente viável", afirmou Levorin.
"Em ano de arrocho, onde os impostos estão subindo contrariando as promessas da presidente Dilma Rousseff, trata-se de uma importante conquista para indústria do Amazonas", concluiu Pauderney.
ASSUNTOS: câmaras, pauderney avelino, pneus, Portal do Holanda, produção, zona franca, Amazonas