Compartilhe este texto

Iniciar a prática da caminhada para sair do sedentarismo requer cuidados

Por Portal Do Holanda

23/03/2019 9h24 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A caminhada é sempre uma das primeiras opções para quem quer iniciar um esporte e uma atividade física. Dentre os fatores que fazem crescer cada vez mais o número de adeptos está a facilidade de acesso à prática, visto que pode ser realizada em qualquer lugar; os ótimos resultados, como perda de peso e melhor condicionamento físico; e o fato de ser um exercício que não exige recursos financeiros e nem experiência.

O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site o seguinte cronograma para quem quer iniciar a prática (a tabela está disponibilizada ao final da matéria). No início da rotina, a caminhada pode ser feita três vezes por semana, com uma duração de pelo menos 30 minutos. Ao passar do tempo, essa periodicidade e duração vão aumentando, até chegarem a cinco vezes por semana, com pelo menos 50 minutos de duração.

De acordo com a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti, a prática da caminhada vai além de um exercício e pode ser considerada também um tratamento para os pacientes de doenças vasculares, como varizes e obstruções arteriais. “O início das atividades deve sempre ser acompanhada por um especialista, que vai avaliar o quadro em que se encontra quem vai começar a prática. Mas de uma forma geral, esse exercício só traz benefícios. Por ser de baixo impacto, não é comum o registro de lesões, por exemplo”, afirmou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: caminhada, sedentarismo, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar