Detran-AM e Fundação Hemoam reforçam campanhas de fim de ano
Manaus/AM- Durante o período festivo de fim de ano, são comuns os excessos com ingestão de álcool, que em geral podem levar a situações de violência física em festas e residências, além de imprudências no trânsito, que também podem resultar em ferimentos graves. Em ambos os casos, muitas das vítimas necessitam passar por procedimentos cirúrgicos e, portanto, de transfusão de sangue. Preocupado com esses problemas, o Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), intensificou suas campanhas de conscientização sobre os malefícios da combinação álcool e direção e sobre a importância de doar sangue para salvar vidas.
O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, informou que em 2016, mais de 280 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito na capital, sendo a maioria delas jovens. O número é 13% menor em relação ao ano passado, mas a proposta é, segundo ressalta o titular do Detran-AM, reduzir ainda esse índice.
Coleta de sangue
A Fundação Hemoam funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 18h. No dia 31 (véspera de ano novo), funcionará das 7h às 12h. Os interessados em doar sangue também podem comparecer no posto de coleta da Maternidade Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira, bairro São José, zona leste, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 13h30.
Para doar é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto no ato da doação. Indivíduos com idade a partir de 16 anos podem doar sangue se acompanhados pelos responsáveis. Para doar sangue, também é necessário estar bem alimentado e evitar o consumo de alimentos com excesso de gordura no dia da doação.
As pessoas que desejarem doar sangue podem obter mais informações ou tirar dúvidas por meio do telefone da Fundação Hemoam:3655-0140.
ASSUNTOS: campanhas de fim de ano, Detran-Am, Fundação Hemoam, Amazonas