Estudantes do Norte podem concorrer a bolsas de estudo no Canadá
Manaus/AM - O Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil para Estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica abre duas vagas para representantes da região Norte participarem de intercâmbio no Canadá. As oportunidades são para alunos de cursos superiores de tecnologia dos institutos federais do Acre (Ifac), do Amapá (Ifap), do Amazonas (IFAM), do Pará (IFPA), de Rondônia (Ifro), de Roraima (IFRR) e de Tocantins (IFTO). As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho no setor de Relações Internacionais dessas instituições.
As regras do processo de seleção constam na Chamada Pública Conif/AI nº 1/2017, divulgada nesta quarta-feira, 17, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada). Das duas vagas ofertadas, uma será para estudo em inglês e a outra para estudo em francês.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, não houve selecionados da região Norte na edição anterior do programa, em 2016, o que motivou a publicação de um edital exclusivo para nortistas.
Clique para baixar arquivoA bolsa cobrirá despesas com passagens aéreas, mensalidades e seguro-saúde. Também incluirá ajuda para aquisição de material de estudo e auxílio-moradia, além de subsídio mensal durante as atividades naquele país – cerca de 16 meses, incluindo estudo de línguas (inglês ou francês), dois semestres acadêmicos e estágio ou projeto de pesquisa.
Requisitos – Para participar da seleção, além dos documentos descritos no edital, o interessado deve ter anuência da Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal; estar matriculado e ter concluído no mínimo dois semestres consecutivos de um curso superior de tecnologia e apresentar resultado de teste de proficiência em inglês ou francês. Após as atividades no Canadá, o estudante deverá cursar, no mínimo, mais um semestre letivo no Brasil e divulgar sua experiência de intercâmbio à comunidade acadêmica por meio de um relatório final e de uma apresentação em evento público.
Seleção – O formulário de inscrição e os documentos comprobatórios devem ser entregues pelo candidato à instituição brasileira até 7 de junho de 2017. O resultado sai no dia 19 do mesmo mês e, no dia 23 seguinte, indicará as unidades de ensino de destino.
Os selecionados terão os meses de julho e agosto para providenciar o passaporte brasileiro e o visto canadense. As atividades no Canadá ocorrerão de setembro de 2017 a dezembro de 2018.
ASSUNTOS: canadá, IFAM, intercâmbio, Amazonas