Outubro Rosa: Diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em 95% as chances de cura
Prevenção é a palavra-chave quando se fala em câncer de mama. Não é novidade que exames preventivos como o clínico e, principalmente, a mamografia devem fazer parte da rotina, especialmente, de mulheres a partir dos 40 anos.
Isso porque, a rapidez para a detecção da doença é comprovadamente decisiva em seu prognóstico. Dados da literatura médica estimam que, quando descoberto em estágios iniciais, as chances de cura podem ser superiores a 95%.
O mastologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Yong Kyun Joo, enfatiza a importância do diagnóstico precoce e ainda acrescenta outro fator, o emocional. Ele afirma que é necessário que todo o processo que envolve a suspeita da doença, até chegar ao diagnóstico, seja realizado de forma ágil para garantir uma melhor qualidade de vida a paciente, independentemente do resultado.
"Quando há a suspeita, é normal que a paciente fique extremamente ansiosa. Diminuir o prazo do diagnóstico pode ser positivo em todos os casos, pois acelera o início do tratamento nos casos positivos, e abrevia a tensão e o estresse nos casos negativos", explica.
Veja também
ASSUNTOS: câncer de mama, mamografia, outubro rosa, saúde da mulher, Saúde e Bem-estar