'Caneta' consegue identificar câncer em 10 segundos
Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Texas (EUA), apresenta uma caneta que pode identificar células cancerígenas em dez segundos. De acordo com a pesquisa, o objeto permitira que a cirurgia para a retirada seja feita de forma mais rápida, segura e precisa.
Segundo a publicação da revista científica Science Translational Medicine, os testes indicam que a caneta oferece um resultado preciso em 96% das vezes.
Como funciona
A caneta toca em um tecido cancerígeno e libera uma minúscula gotículas de água. Em seguida, a caneta é conectada a um espectrômetro de massa. O resultado é um espécie de ‘impressão digital’ a partir da qual os médicos podem concluir se trata de um tecido saudável ou de um tumor.
De acordo com a publicação do Uol, esse é o maior desafio do cirurgiões: descobrir a fronteira entre um câncer e um tecido normal.
A tecnologia foi testada em 253 amostras como parte do estudo. O plano é continuar os testes para aprimorar o dispositivo antes de usá-lo durante cirurgias no ano que vem.
ASSUNTOS: câncer, caneta, pesquisa, Tecnologia