Mudança na rotina pode gerar estresse aos cães; saiba mais
O isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus também está surtindo efeitos na rotina dos animais de estimação, principalmente os cachorros. Para evitar a contaminação ao sair de casa, os donos dos cães têm evitado os passeios e isso pode gerar estresse aos animais.
O Sistema Globo separou algumas dicas sobre os cuidados com os cães nesse período de quarentena:
1. Crie rotinas de brincadeiras e aposte em brinquedos interativos;
Ao dividir o tempo para a diversão do bichinho, ele ficar entretido sem cair no tédio. O momento de lazer é saudável.
2. Mantenha a alimentação como nos dias normais;
É importante manter uma rotina para o momento em que tudo voltar ao normal, assim, o cachorro não vai sofrer com a mudança repentina nos hábitos dos donos.
3. Estabeleça limites e momentos em que o cão fique sozinho;
Para equilibrar e criar um mecanismo em que o animal entenda que ele vai precisar ficar sozinho em casa sem se sentir que foi abandonado pelo dono e não sofrer com a falta de companhia.
4. Não dê colo nem carinho o tempo inteiro;
É necessário evitar muito chamego com os cães para que eles possam ter a própria autonomia e não sofrerem com a distância dos donos quando o período de isolamento passar.
5. Fique atento às alterações de comportamento;
O cachorro estressado pode fazer xixi e coco em lugares errados, começar a destruir alguma coisa dentro de casa, ficar agressivo ou até mesmo apático devido a falta de atividade.
6. Se decidir pelos passeios, lave as patas ao voltar para casa, higienize a guia, além dos cuidados básicos de higiene com a pessoa que ficou fora de casa com o animal.
Veja também
ASSUNTOS: cão quarentena, cão sozinho, coronavírus Brasil, coronavírus Manaus, dicas isolamento cão, isolamento social, quarentena, Saúde e Bem-estar