Compartilhe este texto

Em Manaus, equipes de saúde são capacitadas para avaliação neuromotora do pé diabético

Por Portal Do Holanda

28/03/2017 15h52 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM- Evitar complicações decorrentes do diabetes, especialmente feridas e amputações dos pés é um dos objetivos da Prefeitura de Manaus com o programa de capacitação dos profissionais de saúde para avaliação neuromotora do pé diabético. Nesta terça-feira, 24, foi realizada mais uma oficina sobre o tema para médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na zona Sul de Manaus.

A programação aconteceu no auditório do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) e encerrou uma série de capacitações realizadas no primeiro trimestre do ano, direcionadas aos profissionais da rede municipal que realizam Atenção Básica em todos os distritos de saúde da capital, incluindo o Rural.

O pé diabético é uma das complicações mais frequentes do diabetes mellitus, ocasionando feridas crônicas, infecções e até amputações de membros inferiores.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle de Hipertensão Arterial e Diabetes (Hiperdia), Sinara Flores, desde 2015 a Semsa vem capacitando seus profissionais para a realização da avaliação neuromotora do pé diabético. Este tipo de avaliação é considerado rápido e eficaz, podendo ser realizado em menos de dez minutos.

Além das consultas, os pacientes participam de atividades de educação em saúde, recebendo uma série de informações sobre o controle da doença. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: capacitadas, equipes de saúde, pé diabético, Amazonas

+ Amazonas