Contra febres e hemorragias, chá de Carpineira
Planta cujas propriedades medicinais vêm sendo comprovadas pelo uso popular, a Carpineira, também conhecida como coravorana, cravo-da-roça e ambrósia-americana, ganha destaque com sua ação anti-helmíntica, antileucorreica, antisséptica, aromática, estomáquica, febrífuga e tônica.
Essas propriedades a tornam eficiente contra febre, vermes, hemorragia nasal, hidropisia crônica, diarreia, disenteria, uterino, gástrico, hemorragias do pulmão, leucorreia e ainda possui efeito anti-hemorrágico.
As folhas são a parte utilizada pela medicina caseira e preparo do chá consiste no uso de 250 ml de água, 30 gramas de folhas secas e 10 gramas de gengibre. Após colocar-se a água para ferver, deve-se acrescentar a erva e o gengibre, deixando ferver por cinco minutos.
Após desligar o fogo, deixa-se o chá descansar por mais 10 minutos, no próprio recipiente, que deve ser tampado. Após esse período, peneira-se para retirar as folhas e o gengibre e está pronto para o consumo, que deve ser de 60 ml, quatro vezes ao dia.
ASSUNTOS: Carpineira, ervas mazônicas, platas medicinais, Cura pela Natureza