Casal com suspeita de coronavírus é detido após fugir de hospital
Um casal catarinense com sintomas de coronavírus foi detido na noite de terça-feira (17) após fugir do Hospital Ivan Goulart, em São Borja, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Conforme a prefeitura, o homem de 44 anos e a mulher de 39 anos são de Jaraguá do Sul (SC) e retornavam de caminhão do Chile com um carregamento de peixes.
Segundo o UOL, há dois dias o casal tentava ingressar no Brasil, mas o veículo em que estavam ficou retido na aduana devido ao fechamento das fronteiras. Em nota, a prefeitura informou que o homem apresentou febre e problemas respiratórios no momento que aguardava a liberação dos documentos. A mulher também começou a passar mal. Os dois foram levados para o hospital, onde foi coletado material para análise. Eles chegaram a ficar isolados em uma ala, mas por volta das 19h os funcionários notaram que haviam fugido.
A Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram avisadas e passaram a fazer buscas. Segundo a PRF, o casal havia fugido do hospital de táxi e voltou para o posto de combustíveis às margens da BR-285, onde estava o caminhão deles. Cerca de duas horas após a fuga, o homem e a mulher foram localizados no local pela PRF e admitiram a fuga.
Eles foram novamente levados ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com apoio dos policiais. Segundo a PRF, o casal responderá pelo crime de infringir determinação do poder público para impedir propagação de doença contagiosa. Para esse crime, o Código Penal prevê prisão de um mês a um ano e ainda multa.
O material coletado foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas o resultado ainda não foi divulgado. Os dois devem ser transferidos para Jaraguá do Sul, onde vão fazer o isolamento domiciliar. Procurado pela reportagem, o hospital ainda não se manifestou sobre como teria ocorrido a fuga.
Veja também
ASSUNTOS: casal, COVID-19, detido, fuga, hospital, rio grande do sul, suspeita, Coronavírus, Policial