Veja como evitar catarata, glaucoma e retinopatia diabética
A saúde ocular está de mãos dadas com a saúde geral, mas existem alguns nutrientes que são especialmente importantes para os olhos. Esses nutrientes podem ajudar a manter a função ocular, proteger contra a luz prejudicial e reduzir o desenvolvimento de doenças degenerativas associadas com o envelhecimento. As doenças oculares mais comuns incluem a catarata, degeneração macular, glaucoma e retinopatia diabética. O risco de desenvolver essas doenças depende da idade, genética, doenças crônicas e estilo de vida. A deficiência de vitamina A pode levar à cegueira noturna e olhos secos. Ela é encontrada em alimentos de origem animal, mas o corpo pode converter carotenoides de plantas em vitamina A.
As fontes mais ricas de vitamina A incluem o fígado, gema de ovo e laticínios. No entanto, a vitamina A também pode ser obtida de compostos antioxidantes de plantas chamados de carotenoides pró-vitamina A, encontrados em altos níveis em frutas e vegetais. Um alto consumo de luteína e zeaxantina pode reduzir o riso de doenças oculares como a catarata e a degeneração macular. Vegetais folhosos verdes não são as únicas boas fontes desses carotenoides. A gema de ovo, o milho doce e a uva vermelha também podem ter alto teor destes. Obter quantidades adequadas de Omega-3 EPA e DHA de peixes gordurosos ou suplementos pode reduzir o risco de várias doenças oculares, especialmente o olho seco. O acido gama linoleico é um Omega-6 encontrado em pequenas quantidades na dieta, como no óleo de prímula. Ao contrário de outros tipos de Omega-6, o acido gama linoleico parece ter propriedades antiinflamatórias.
A vitamina C é um antioxidante importante e consumir o suficiente dela pode proteger contra catarata. A deficiência de vitamina E pode levar à degeneração visual e cegueira. Para aqueles que não são deficientes, suplementos provavelmente não irão fornecer benefício adicional. As principais fontes de vitamina E incluem a amêndoa, semente de girassol e óleos vegetais, como o óleo de linhaça. O zinco tem papel crucial na saúde ocular. Estudos sugerem que o suplemento desse mineral pode retardar o desenvolvimento precoce da degeneração macular em idosos. Fontes naturais dietéticas de zinco incluem ostras, carnes, semente de abobora e amendoim.
Referência
https://authoritynutrition.com/8-nutrients-for-eyes/
Veja também
ASSUNTOS: catarata, glaucoma e retinopatia diabética, problemas de vista, saúde dos olhos, Saúde e Bem-estar