Compartilhe este texto

Caverna do resgate na Tailândia vai virar museu

Por Portal Do Holanda

12/07/2018 10h40 — em
Mundo


Foto: SOE ZEYA TUN

BANGCOC — O complexo de cavernas na Tailândia, onde os 12 estudantes e seu treinador de futebol ficaram presos por mais de duas semanas, será transformado em um museu para mostrar o resgate, disse o chefe da operação de resgate nesta quarta-feira. Dois mergulhadores britânicos encontraram os 12 meninos e seu treinador no sistema inundado de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, na segunda-feira, nove dias depois de terem desaparecido durante uma excursão. Eles foram todos trazidos em segurança após uma missão repleta de obstáculos que terminou no final da terça-feira.

— Esta área se tornará um museu vivo, para mostrar como a operação se desenrolou — disse o chefe da missão de resgate, Narongsak Osottanakorn, em entrevista coletiva. — Será criada uma base de dados interativa. Será uma outra grande atração para a Tailândia.

As autoridades tailandesas dizem que o desaparecimento dos meninos e o resgate que se tornou notícia internacional colocaram a caverna no mapa e os planos estão em andamento para transformá-la em um destino turístico. Porém, o primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, disse na terça-feira que precauções extras seriam implementadas dentro e fora da caverna para proteger os turistas. Um guia de turismo descreve a caverna de Tham Luang, relativamente inexplorada, como tendo uma "câmara de entrada impressionante", levando a um caminho marcado e, depois, a uma série de câmaras e pedregulhos.

Os moradores dizem que se sabe que o local está propenso a inundações e muitos pediram às autoridades que publiquem alertas mais claros. Chongklai Worapongsathorn, vice-diretor-geral do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas, contou que a caverna será fechada a partir de quinta-feira, mas não informou por quanto tempo. Segundo ele, existem ainda planos para reviver um parque nacional adjacente, onde centenas de equipes de resgate e militares montaram acampamento durante a busca e o resgate.

Supersticiosos tailandeses foram tomados por uma lenda sobre a caverna, cujo nome completo é Tham Luang Nang Non ou "caverna da dama reclinada". Diz a lenda que uma bela princesa fugiu para a caverna com seu amante mais comum. Seu pai enviou soldados para matar o amante, levando a princesa a cometer suicídio. Segundo a história, as montanhas ao redor assumiram a forma de seu corpo.

OPERAÇÃO DE RESGATE DUROU TRÊS DIAS

A operação de resgate terminou na terça-feira, após três dias intensos de trabalho. Na primeira etapa, quatro meninos foram retirados na caverna no domingo. No dia seguinte, mais quatro. E, na terça-feira, os últimos quatro e o treinador foram salvos.

Todos estão internados em um hospital em Chiang Rai e passam bem, segundo os médicos. Mais magros, mas sem sinais de estresse. Eles foram medicados e vacinados, e os que apresentaram indícios de pneumonia estão se recuperando.

Os pais dos dois primeiros grupos que deram entrada no Hospital Chiang Rai Prachanukroh puderam visitá-los nos quartos, mas precisaram usar roupas de proteção e permanecer pelo menos a dois metros de distância.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: caverna, museu, Tailândia, Mundo

+ Mundo