Começa resgate dramático de meninos presos em caverna na Tailândia
Com a situação cada vez mais perigosa devido ao aumento das chuvas e a falta de oxigênio, as autoridades tailandesas decidiram iniciar de imediato o resgate dos meninos e do treinador de futebol presos na caverna de Tham Luang.
Desde a madrugada desse domingo (8), uma equipe de 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas estrangeiros e cinco tailandeses, estão a caminho do local onde está o grupo para começar a retirada.
Pelo plano, serão realizadas três viagens de resgate, cada uma deve durar cerca de 11 horas, entre ida e volta. Na primeira, o profissionais vão buscar quatro meninos, eles usarão máscaras e vão ser guiados pelos cordas instaladas no interior da caverna. Na segunda, três meninos fazem o mesmo percurso e na última, dois garotos e o treinador deixam o local.
No total, o grupo vai percorrer aproximadamente 4 km até chegar a saída da caverna, lá 30 ambulâncias os aguardam. Toda a operação deve levar em média quatro dias. Nesse momento, além das fortes chuvas, a preocupação da equipe de resgate é com o percurso que o grupo deve fazer.
Eles explicam que apesar das bombas que drenam a água da caverna, apenas 1,5 km do caminho não tem grandes perigos, mas o restante da caverna é extremamente traiçoeiro e exige muito tanto das crianças quanto dos especialistas, sobretudo porque as vítimas estão presas há 15 dias e estão muito debilitadas.
ASSUNTOS: caverna, resgate, Tailândia, Mundo