Campanha quer tornar Centro de Biotecnologia da Amazonia em Organização Social
Manaus/Am – Ganha força a campanha envolvendo líderes de entidades científicas, tecnológicas e industriais, para apressar a definição da personalidade jurídica do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), transformando-o em uma OS (Organização Social).
Segundo membros do CBA, há uma forte pressão para que o Ministério do Planejamento acate a proposta que poderá qualificar o CBA como uma OS, considerada a melhor solução para que o órgão adquira autonomia jurídica e possa atender as demandas de pesquisas científicas e tecnológicas das empresas que atuam em Manaus.
Para o coordenador geral do CBA, Adrian Pohlit, o momento é de unir empresários, políticos e cientistas na campanha em favor da criação da CBA-OS pelo Governo Federal.
Professores da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), como o químico Valdir Florêncio, e o presidente Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, participam da campanha que se fortalece cada vez mais. O CBA possui 61 bolsistas contratados por editais anuais e nenhum funcionário, o que dificulta a elaboração e execução de projetos.
ASSUNTOS: CBA, Manaus, OS, Amazonas