O que fazer com os alimentos que sobraram das ceias de Natal e Ano Novo?
A colunista Adri Amaral conversou com o chef Luiz Barbosa do Restaurante Camauê, localizado no Holiday Inn Parque Anhembi, sobre o que fazer com os alimentos que sobraram das ceias.
Gente, quem nunca passou dois ou três dias comendo o mesmo menu que foi servido na noite de Natal ou Ano Novo?
Esse dilema acabou. Bora aprender a reutilizar os pratos da ceia em novas criações?
Perguntei ao Chef o que fazer com o que sobrou do pernil e peru. Anotem aí:
Se foram assados com frutas, aproveitar o fundo, aquele caldinho que fica na assadeira, agregando ervas como alecrim e tomilho e fazer um molho.
Se foram assados com batata ou abóbora, a dica é processá-las criando um purê.
As carnes do pernil e peru podem ser desfiadas e servidas com este novo molho ou purê.
Dica minha: Desfie as carnes e refogue com cebola, alho, ervas e tomate deixando-as bem molhadinhas. Podem ser servidas assim desfiadas, num lanche da tarde com pães ou até se tornarem recheio de uma torta, nhamnham!
Fez arroz branco? Essa dica do chef é simples e ótima: inclua frutas secas e tenha um novo prato!
Eu, além das frutas secas, colocaria pequenos cubinhos de queijo, regaria com azeite e ervas e levaria ao forno!
Arroz com legumes o chef prefere não reutilizar em um novo prato, já eu, misturo com ovos, leite e farinha de trigo e levo ao forno. Simplesmente o arroz com legumes vira uma deliciosa torta.
Você monta mesa de frutas?
Fiz bacalhoada ou bacalhau em postas. Gente, o Chef deu uma dica ótima. Desfie, agregue azeite, batata e cenouras e faça uma salada divina!!!
Claro que eu não podia perder a deixa e perguntei ao Chef Luiz o que ele gosta de fazer no dia seguinte à ceia e, a resposta foi inusitada: farofão.
Bora pra receita?
Pegue as sobras dos assados e desfie. Em uma panela inclua cebola roxa, alho e temperos a gosto. A dica é não usar manteiga, dê preferência para o óleo de canola. Misture todos estes ingredientes e, quando estiverem refogados, inclua dois ovos para fritar junto.
Por último, apague o fogo e despeje farinha de mandioca torrada e misture até ficar solta.
Dica: cuidado com a quantidade de óleo para não encharcar.
Agora, bora ter pratos diferentes todos os dias no pós ceias!
O Chef Luiz Barbosa fala que, nos dias que se seguem, o melhor é fazer salada de frutas mista incluindo groselha ou leite condensado.
Na minha casa, processamos as frutas que sobram para fazermos sucos e sorvetes. Neste calor é uma boa né?!? Você também pode congela-las em pedaços e bater na hora de usá-las!
ASSUNTOS: ceia de natal, Variedades