Saiba como aproveitar melhor o R.O da ceia de natal para o almoço do dia seguinte
Como já é tradição pós noite de Natal, as sobras da noite anterior (o popular R.O) viram o prato principal do almoço do dia seguinte. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que os alimentos guardados possam estar em boas condições e não coloque em risco a saúde da família, como alerta a nutricionista do sistema Hapvida Saúde, Geysiane Carvalho.
Algumas dicas da nutricionista devem ser observadas. Um delas é colocar o quanto antes o que pode ser aproveitado na geladeira, em recipientes fechados, e redobrar os cuidados com comidas que levam creme de leite e maionese - não devem ser consumidos após longo tempo do preparo, pois podem ser facilmente contaminados por bactérias. Congelar as sobras também é uma boa opção para prolongar o prazo de consumo.
Se o alimento for condicionado corretamente, o R.O pode ser incrementado no dia seguinte para ficar ainda mais gostoso, de acordo com a criatividade do cozinheiro que pode adicionar novos itens e criar uma receita própria.
“Mas cuidado para não exagerar. Manter um valor nutritivo saudável é muito importante, sobretudo, nesse período em que as comidas costumam ser bastante calóricas”, alerta Geysiane Carvalho. Segundo ela, dieta não é só um regime para emagrecer, mas um hábito de educação alimentar que precisa ser seguido com respeito e pode ser feito com inovações, mas sem carregar nas calorias.
"O famoso risoto de peru é uma boa pedida, pois a carne branca da ave é saudável, nutritiva e o arroz pode ser feito na hora. Enfim, vai da imaginação e da criatividade, mas, claro, seguindo a dica de não acrescentar itens muito calóricos na comida”, ressalta a nutricionista do Hapvida.
ASSUNTOS: ceia, NATAL, Variedades