Manôbike ultrapassa 5,3 mil viagens pelo centro de Manaus
Manaus/AM- Com mais de 5,2 mil pessoas cadastradas, o projeto de bicicletas compartilhadas Manôbike funciona normalmente no feriado de 7 de Setembro tornando-se uma ótima opção para moradores e visitantes dispostos a um passeio ciclístico pelo Centro Histórico de Manaus. O projeto, lançado em 12 de abril deste ano, já ultrapassou a marca de 5,3 mil viagens nas 11 estações instaladas no centro de Manaus.
Com o Manôbike, que tem patrocínio local da Hapvida, a Prefeitura de Manaus estimula a mobilidade e o transporte sustentável defendido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, aumentando o incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.
As estações mais utilizadas no horário de maior movimento são as instaladas no Teatro Amazonas (22,79%), parque Jefferson Péres (20,59%) e na Beneficente Portuguesa (19,12%). O horário preferido para o uso das bicicletas é o de 16h às 18h, com 27,20% de registro de retiradas, seguido pelo horário de 18h às 20h, com 20,80%. Nos dias da semana, os domingos correspondem a 24% das retiradas, seguido por quinta e sábado, ambos com 15%.
Para segurança, conforto e melhor mobilidade aos ciclistas, a Prefeitura de Manaus implantou 14,5 quilômetros de ciclorrotas, com sinalização horizontal e vertical, num grande quadrilátero no Centro.
Vale destacar que as ciclorrotas indicam a presença e a preferência da bicicleta. Essa alternativa tem sido uma solução adotada por várias cidades para projetos de ciclomobilidade, sendo um modelo mais simples, fácil de implantar e com pouco impacto viário. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, Vitória, Curitiba e, agora, Manaus, possuem ciclorrotas.
Como funciona?
O sistema funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h para devolução. No site www.manobike.com.br, o usuário pode se cadastrar e conhecer mais detalhes do projeto. O Implurb é o órgão que gerencia o contrato de Termo de Cooperação com a empresa responsável pela operação, manutenção e logística do projeto. Não há ônus para o Poder Público.
Após cadastro no aplicativo e/ou no site (www.manobike.com.br), o usuário da Manôbike tem a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.
As estações da Manôbike funcionam alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia.
ASSUNTOS: centro, Manaus, manobike, Amazonas