Semsa inicia 2º diagnóstico da infestação do Aedes em Manaus
Manaus/AM- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia na próxima segunda-feira, 2/10, o 2º Diagnóstico da Infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, febre chikungunya e dengue. Até o dia 31 de outubro, equipes de profissionais da Semsa estarão realizando visitas a 27.915 domicílios, distribuídos em todos os bairros de Manaus, para levantar o índice de infestação do mosquito, eliminando ou tratando potenciais criadouros.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que o trabalho será executado conforme orientação do Ministério da Saúde.
O diagnóstico será realizado por, aproximadamente, 250 profissionais, entre agentes de endemias, motoristas e supervisores.
A população, alerta o secretário, deve ficar atenta para o fato de que a maioria dos criadouros é encontrada em ambiente doméstico e por isso cada pessoa tem papel fundamental no combate ao mosquito.
Dados
No período de janeiro a agosto de 2017, a Semsa registrou uma redução de 70% das doenças transmitidas pelos em Manaus, em comparação ao mesmo período do ano passado. A maior redução foi observada no número de casos confirmados de febre Zika, com redução de 93,8%. Os casos confirmados de chikungunya e casos prováveis de dengue tiveram uma queda de 70,4% e 70,1%, respectivamente.
ASSUNTOS: Chikungunya, Manaus, zika, Amazonas