Vacina chinesa começa a ser testada em estágio avançado
A empresa farmacêutica estatal chinesa Sinopharm iniciou os testes clínicos da fase III de uma vacina para Covid-19 com 15 mil voluntários em Abu Dhabi, informou nesta quinta-feira (16) o governo da capital dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo a Reuters, o teste em humanos é uma parceria entre o grupo China National Biotec (CNBG) da Sinopharm, o Grupo 42 (G42), uma empresa de inteligência artificial e computação em nuvem baseada em Abu Dhabi, e o Departamento de Saúde da cidade.
O estudo, que começou na quarta-feira (15), é o primeiro teste na fase III do mundo de uma vacina inativada, afirmou Ashish Koshy, CEO da G42 Healthcare. As vacinas inativadas são conhecidas e têm sido usadas contra doenças como gripe e sarampo.
Nenhuma vacina para Covid-19 foi aprovada para uso comercial. De acordo com um resumo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o estado do desenvolvimento de vacinas para a Covid-19, existem 23 vacinas em potencial em testes em humanos, com três delas iniciando ou já na fase de larga escala, ou fase III, para testar a eficácia.
O ensaio testará duas cepas de vacina e um placebo. Duas doses com três semanas de intervalo serão administradas e os voluntários serão acompanhados por um ano, disse Nawal Alkaabi, chefe do Comitê de Gerenciamento Clínico Covid-19 dos Emirados Árabes Unidos.
Cerca de 15 mil voluntários serão recrutados durante um período de três a seis meses, inicialmente em Abu Dhabi. Eles terão entre 18 e 60 anos de idade, sem problemas médicos sérios e que não tiveram a Covid-19 previamente, disse Alkaabi.
A Sinopharm escolheu os Emirados Árabes Unidos porque cerca de 200 nacionalidades diferentes residem no país e pelo seu foco em pesquisa médica e no combate à pandemia, disse Koshy.
O país afirma ter realizado mais de 4 milhões de testes de infecção por coronavírus em uma população de cerca de 9,6 milhões. Foram registrados quase 56 mil infectados e 335 mortes.
A Sinopharm obteve aprovação para os testes no final de junho. A vacina experimental passou nas Fases I e II dos ensaios clínicos, com 100% dos voluntários gerando anticorpos após duas doses em 28 dias, afirmou um comunicado do governo de Abu Dhabi.
Veja também
ASSUNTOS: china, estágio avançado, teste, VACINA, Mundo