Compartilhe este texto

Designer cria roupas infantis que ‘crescem’ com as crianças

Por Portal Do Holanda

02/11/2017 7h56 — em


Foto: Paul Grover

RIO — Nos primeiros anos de vida, as crianças crescem tão rapidamente que as roupas duram apenas alguns meses antes de ficarem apertadas e não vestirem mais. Pensando nisso, o designer Ryan Mario Yasin, recém-formado na Royal College of Art e na Imperial College London, desenvolveu um tecido que se expande e permite que as roupas “cresçam” com as crianças. Dessa forma, diz o criador, uma única peça pode ser usada dos quatro meses aos três anos, cubrindo o equivalente a sete tamanhos diferentes.

A inspiração surgiu em família. Enquanto Ryan cursava a pós-graduação na Royal College, sua irmã, que mora da Dinamarca, teve o primeiro filho, Viggo. Quando finalmente pôde visitar o sobrinho, as roupas que havia comprado de presente já não serviam mais.

— Foi muito decepcionante — contou Ryan. — Foi aí que me dei conta que poderia focar meu projeto no nicho de roupa infantil, um tamanho para todos.

Com este objetivo em mente, Ryan explorou seus conhecimentos em engenharia aeronáutica para desenvolver um novo material, que fosse capaz de esticar e encolher dependendo do tamanho da criança. E chegou aos materiais auxéticos, com coeficientes de Poisson negativos. Traduzindo, eles esticam e encolhem de modo transversal, em vez de linear como os tecidos comuns.

Com base nesse princípio, Ryan desenvolveu um tipo de tecido que se expande e contrai como uma sanfona. As roupas ficam no tamanho mínimo quando não estão sendo usadas, mas basta vesti-las que o tamanho se adapta ao corpo da criança. E a ideia surgiu de um projeto de satélite.

— Como parte do mestrado em engenharia aeronáutica, trabalhei com estruturas para pequenos satélites, onde os painéis de fibra de carbono são projetados para serem embalados num espaço de 2 milímetros antes de inflarem e alcançarem sua posição no espaço — explicou Ryan. — Isso envolveu pesquisas em técnicas de dobradura que influenciaram o resultado.

O projeto venceu o importante Prêmio James Dyson de design e deu origem à marca Petit Pli, que busca investidores para dar início à produção em escala para o mercado. Ainda não existe data de lançamento ou estimativa de preço. Ryan explica que a patente ainda está sendo processada e o plano é iniciar a produção no Reino Unido até que seja escalável para internacionalizar o trabalho.

— Adicionalmente, estamos trabalhando em uma gama ampla de desenhos, para diferentes gostos e necessidades — comentou. — O conceito da Petit Pli se baseia no uso de materiais adequados de forma eficiente e responsável. Ao contrário das roupas atuais, os pais não precisarão comprar seis ou sete roupas de tamanhos diferentes, basta uma. Isso representa um menor impacto ambiental, já que reduz o uso de materiais, mão de obra, transportes e resíduos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: criança, designer, roupa que cresce

+